O Gibraltar

É muito curioso observar o mundo -literalmente- hoje em dia. O manuseamos como uma laranja. Incrível. Fico "vasculhando" vários pontos de nosso planeta e alguns são muito interessantes. Gosto dos estreitos que separam os oceanos, especialmente o de Gibraltar, que separa o Mediterrâneo do Atlântico.. Em minha "Backpacker trip" pela península Ibérica sempre me encabulei com ele. Visto do alto achamos que o vencemos a nado, tamanha a proximidade dos continentes. Alguém se habilita ao percurso de 14,5km? Na região do algarve português, mais precisamente na cidade de Lagos, em meus percalços e discussões a cerca de alguma legitimidade, sempre ouvi a máxima: Aqui não é o Marrocos! Impressionante a proximidade da África com a Europa.


6 comentários:

  1. Que interessante!!! nunca parei pra observar..
    Você já esteve lá?
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal msm Con ... eu adoro viajar pelo mundo através do meu google earth ... rsrsrs ... continue a colocar coisas tão interessantes como vc vem fazendo ... parabéns ... sabe que sou seu fã nº2, pq a nº1 já fez seu comentário antes de mim ...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal msm Con ... eu adoro viajar pelo mundo através do meu google earth ... rsrsrs ... continue a colocar coisas tão interessantes como vc vem fazendo ... parabéns ... sabe que sou seu fã nº2, pq a nº1 já fez seu comentário antes de mim ...

    uai ... não saiu meu nome ... Junão

    ResponderExcluir
  4. Oi Conrado,
    como conversamos durante a expansão islãmica todo o norte da Africa e o sul da peninsula ibérica foi tomado por arabes muçulmanos e, um desses árabes chamado Gibran all Tarik atravessou o canal pela primeira vez. Daí o nome Gibraltar. Interessante também que os arabes foram barrados em 732 por Carlos Martel , um cristão , na batalha de Poitiers. Já pensou se ele tivesse perdido ? Toda a Europa seria islâmica.

    ResponderExcluir
  5. Oi Con, tudo joia?!
    Como todos ja disseram e observaram, essa foi também minha reação ao ler e ver: Uau, nunca tinha parado pra observar!!!
    Muito ineterssante mesmo...
    Continue nos prestigiando com essas curiosidades q passam desapercebido aos nossos olhos.
    Um grande beijo
    Paula Borges

    ResponderExcluir
  6. Mto louco isto, nunca tinha parado pra pensar e nem observar. Só vc mesmo Conrado. Parabéns.

    ResponderExcluir