
Todo mundo sabe onde mora o Zé Colméia. Todo mundo em termos, porque creio que o cartoon já "saiu de linha' e a new generation nem sabe mesmo. Para os saudosistas, a casa dele é no Parque Nacional de Yellowstone, um parque nacional norte americano localizado em sua maior parte no estado de Wyoming. É o mais antigo e o mais bem administrado parque nacional no mundo. Venha e convenhamos que além dos ilustríssimos ursos marrons, ele é famoso também por suas fontes termais. Quem via sabe, lembram a rigidez e a disciplina com que o guarda do parque ordenava a turma de ursos? Eles usavam grandes embornais e espetos para recolherem folhas secas e limparem o parque, eram orientados a respeitarem os visitantes e preservar o local.
Na vida fora dos desenhos animados, o parque oferece várias atividades para aqueles que o visitam: do montanhismo ao campismo e “pedestrianismo”, da prática de caiaque à pesca ou à simples observação da vida selvagem, o parque proporciona aos turistas uma experiência memorável em contato com a natureza. As infra-estruturas e dependências do Yellowstone são impecáveis. Da lixeira padronizada, passando pela sinalização interpretativa, portarias, pousadas e campings. Tudo minuciosamente planejado e estilizado. Um espetáculo que anualmente atrai em média 3 milhões de pessoas de toda parte do mundo.
O Parque Nacional da Serra da Canastra, fica aqui perto de casa. No papel ele tem 200 mil hectares, mas na prática tem só 70mil. Sua criação se deu com o pressuposto de preservar a Nascente do Rio São Franciso, o maior Rio totalmente brasileiro, que tem na abrangência do parque uma cachoeira de 200m de altura. O parque não tem plano de manejo profissional e sua infra estrutura é deficitária e ultrapassada, atrai um número pífio de menos de 20 mil visitantes, mas o Tamanduá Bandeira se equipara a Zé Colméia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário