Começou o principal festival gatronomico de Passos. Excelente oportunidade para conhecer os restaurantes da cidade e seus distintos sabores. Os pratos são preparados especialmente para o evento e aproveito para convidar toda a região do Circuito Turístico nascentes das Gerais para vir a Passos conferir e votar. Abaixo segue um release do evento.
Dezenove
participantes concorrem ao Festival Sabor de Passos a partir de hoje
Começa
nesta quinta-feira a 4ª edição do Festival Sabor de Passos promovido pela
Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) em parceria com o Jornal
Folha da Manhã. Este ano concorrem ao prêmio de melhor tira-gosto 19
estabelecimentos comerciais com composições criativas e elaboradas
especialmente para participar do projeto.
Até
o dia 7 de novembro o público pode apreciar as indicações do festival e
participar da votação do júri popular que é realizada por meio de cédulas
entregues no estabelecimento onde ficam as urnas de depósito dos votos. Na
cédula o público avalia os quesitos Sabor,
Apresentação, Criatividade (novo), Higiene e Organização, Banheiro e
Atendimento. São eleitos o melhor tira-gosto, melhor atendimento, prêmio
especial do júri, melhor tira-gosto com produtos tradicionais mineiros, melhor
banheiro, prato mais criativo, melhor atendente (garçom ou garçonete, exclusivo
votação em Internet), melhor acessibilidade (exclusivo Faculdade de Engenharia).
Além
do júri popular, há uma comissão da FESP e um corpo de jurados selecionados que
frequentam incógnitos o estabelecimento e tem cédulas e quesitos mais
detalhados. O corpo de jurados e a comissão avaliam além do prato, a
postura e atitudes do competidor. Os jurados são escolhidos na sociedade entre
gastrônomos, formadores de opinião e assíduos frequentadores de bares e
restaurantes
Com
o objetivo de promover a cultura regional, o Festival Sabor de Passos movimenta
a economia e o turismo e estimula o desempenho de boas práticas comerciais e de
alimentação. Este ano o diferencial é o foco na criatividade, que virou um
quesito a ser votado nas cédulas e também com a exigência de um item
obrigatório, que é um molho criado pelo estabelecimento. Diversos
estabelecimentos optaram por fornecerem não apenas uma, mas diversas opções de
molho que acompanham o prato.
O
projeto tem a participação de docentes e estudantes da FESP e promove uma ampla
divulgação da gastronomia com movimentações na mídia e em redes sociais na
Internet. Coordenado pela professora dos cursos de Comunicação, Heliza Faria
Pereira o festival acumulou nas três edições passadas o total de 33
estabelecimentos participantes.
Consolidação
O projeto
teve início em setembro de 2008, durou 30 dias e teve 10 participantes. Na
última edição o número foi de 15 concorrentes sendo um convidado especial de
São João Batista do Glória. Somando todas as edições, 33 estabelecimentos
diferentes já entraram na disputa e mais de 45 mil votos válidos foram
computados. Os resultados mostram um aumento médio de 40% no faturamento dos
bares no período do festival.
Com os
propósitos de gerar aumento de emprego e renda, melhorar a qualidade dos
estabelecimentos, estimular a criatividade e fomentar o turismo, as metas tem
sido alcançadas, bem como o gosto dos comerciantes pelo concurso. “A cada ano a
competição torna-se mais acirrada. Muitos ficam esperando durante o ano todo
para chegar o momento de participar do Sabor de Passos. A disputa é harmoniosa
e incentiva o crescimento dos estabelecimentos. Além disso, envolvemos nossos
alunos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Nutrição, Administração e
outros que desenvolvem práticas de conhecimentos adquiridos nos cursos”, observa
a professora Heliza lembrando que a organização e logística do evento fica a
cargo da FESP e a divulgação é feita em parceria com 12 empresas ligadas à
comunicação.
Em 2008 o
prêmio de melhor tira-gosto foi conquistado pelo estabelecimento Esquina do Espeto,
em 2009 pelo Passatempo Happy Hour e em 2010 pelo Cantinho de Minas.
Heliza
lembra das histórias interessantes que o Festival já acumulou ao longo dos três
anos. “Existem pessoas que fazem do festival um verdadeiro esporte,
experimentando todos os pratos”. O casal Vicente Gomes Pimenta e Maria Zélia de
Faria Pimenta é um exemplo disso. Para Vicente a cada ano que passa a edição
fica ainda melhor. “Eu nunca perdi nenhum restaurante. Se nada atrapalhar, irei
a todos esse ano novamente”, contou Vicente.
Maria
Zélia destaca a valorização da cultura, mas acredita que quanto mais
diversificados forem os ingredientes que compõem os pratos, há mais chance do
tira-gosto agradar ao público. “Acho muito interessante, pois promove os bares,
a cidade, há uma movimentação no geral. Esse ano tem mais bares, não sei se vou
dar conta de todos, mas se der conta quero sim, prestigiar todos”, disse.
O
crescimento da participação de pessoas de outras cidades que votaram no último
festival deu um salto de 45% a mais em relação a 2009. “Acho que é um indicador
de que o Festival funciona como atrativo turístico. Para dar um exemplo, em
2008 só tivemos duas cédulas de estrangeiros (residentes no exterior), em 2009
foram nove e em 2010 foram 29 pessoas”, lembra Heliza.
Quanto
à divulgação o Festival disponibiliza um guia
impresso Roteiro do Sabor, para distribuição nos estabelecimentos. Todo concorrente
recebe um kit com banner, bandeirolas e ainda há a divulgação na mídia. O apoio cultural fica por conta de Ponto 10 Outdoor, SignMaker
Comunicação Visual, Rádio Jovem Pan, Revista Foco Magazine, Purali.com, Portal
Passos News, Sênior Uniformes, Guia Paparazzo e Polícia Militar.
Confira
os sabores dessa edição do Sabor de Passos no quadro e ainda no site da FESP (www.fespmg.edu.br),
no blog do festival (sabordepassos.wordpress.com) e nas redes sociais na
internet.
O BAR COM CULTURA BULE VERDE
ResponderExcluirParticipa do Festival Gastronômico
Prato: "Sôdade do Sertão"
Culinária típica da cozinha mineira de raiz.
Rua Abolição , 173 - centro - Passos - MG