Sabor de Passos 2011

Começou o principal festival gatronomico de Passos. Excelente oportunidade para conhecer os restaurantes da cidade e seus distintos sabores. Os pratos são preparados especialmente para o evento e aproveito para convidar toda a região do Circuito Turístico nascentes das Gerais para vir a Passos conferir e votar. Abaixo segue um release do evento.


Dezenove participantes concorrem ao Festival Sabor de Passos a partir de hoje

Começa nesta quinta-feira a 4ª edição do Festival Sabor de Passos promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) em parceria com o Jornal Folha da Manhã. Este ano concorrem ao prêmio de melhor tira-gosto 19 estabelecimentos comerciais com composições criativas e elaboradas especialmente para participar do projeto.
Até o dia 7 de novembro o público pode apreciar as indicações do festival e participar da votação do júri popular que é realizada por meio de cédulas entregues no estabelecimento onde ficam as urnas de depósito dos votos. Na cédula o público avalia os quesitos Sabor, Apresentação, Criatividade (novo), Higiene e Organização, Banheiro e Atendimento. São eleitos o melhor tira-gosto, melhor atendimento, prêmio especial do júri, melhor tira-gosto com produtos tradicionais mineiros, melhor banheiro, prato mais criativo, melhor atendente (garçom ou garçonete, exclusivo votação em Internet), melhor acessibilidade (exclusivo Faculdade de Engenharia).
Além do júri popular, há uma comissão da FESP e um corpo de jurados selecionados que frequentam incógnitos o estabelecimento e tem cédulas e quesitos mais detalhados. O corpo de jurados e a comissão avaliam além do prato, a postura e atitudes do competidor. Os jurados são escolhidos na sociedade entre gastrônomos, formadores de opinião e assíduos frequentadores de bares e restaurantes
Com o objetivo de promover a cultura regional, o Festival Sabor de Passos movimenta a economia e o turismo e estimula o desempenho de boas práticas comerciais e de alimentação. Este ano o diferencial é o foco na criatividade, que virou um quesito a ser votado nas cédulas e também com a exigência de um item obrigatório, que é um molho criado pelo estabelecimento. Diversos estabelecimentos optaram por fornecerem não apenas uma, mas diversas opções de molho que acompanham o prato.
O projeto tem a participação de docentes e estudantes da FESP e promove uma ampla divulgação da gastronomia com movimentações na mídia e em redes sociais na Internet. Coordenado pela professora dos cursos de Comunicação, Heliza Faria Pereira o festival acumulou nas três edições passadas o total de 33 estabelecimentos participantes.

Consolidação

O projeto teve início em setembro de 2008, durou 30 dias e teve 10 participantes. Na última edição o número foi de 15 concorrentes sendo um convidado especial de São João Batista do Glória. Somando todas as edições, 33 estabelecimentos diferentes já entraram na disputa e mais de 45 mil votos válidos foram computados. Os resultados mostram um aumento médio de 40% no faturamento dos bares no período do festival.
Com os propósitos de gerar aumento de emprego e renda, melhorar a qualidade dos estabelecimentos, estimular a criatividade e fomentar o turismo, as metas tem sido alcançadas, bem como o gosto dos comerciantes pelo concurso. “A cada ano a competição torna-se mais acirrada. Muitos ficam esperando durante o ano todo para chegar o momento de participar do Sabor de Passos. A disputa é harmoniosa e incentiva o crescimento dos estabelecimentos. Além disso, envolvemos nossos alunos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Nutrição, Administração e outros que desenvolvem práticas de conhecimentos adquiridos nos cursos”, observa a professora Heliza lembrando que a organização e logística do evento fica a cargo da FESP e a divulgação é feita em parceria com 12 empresas ligadas à comunicação.
Em 2008 o prêmio de melhor tira-gosto foi conquistado pelo estabelecimento Esquina do Espeto, em 2009 pelo Passatempo Happy Hour e em 2010 pelo Cantinho de Minas.
Heliza lembra das histórias interessantes que o Festival já acumulou ao longo dos três anos. “Existem pessoas que fazem do festival um verdadeiro esporte, experimentando todos os pratos”. O casal Vicente Gomes Pimenta e Maria Zélia de Faria Pimenta é um exemplo disso. Para Vicente a cada ano que passa a edição fica ainda melhor. “Eu nunca perdi nenhum restaurante. Se nada atrapalhar, irei a todos esse ano novamente”, contou Vicente.
Maria Zélia destaca a valorização da cultura, mas acredita que quanto mais diversificados forem os ingredientes que compõem os pratos, há mais chance do tira-gosto agradar ao público. “Acho muito interessante, pois promove os bares, a cidade, há uma movimentação no geral. Esse ano tem mais bares, não sei se vou dar conta de todos, mas se der conta quero sim, prestigiar todos”, disse.
O crescimento da participação de pessoas de outras cidades que votaram no último festival deu um salto de 45% a mais em relação a 2009. “Acho que é um indicador de que o Festival funciona como atrativo turístico. Para dar um exemplo, em 2008 só tivemos duas cédulas de estrangeiros (residentes no exterior), em 2009 foram nove e em 2010 foram 29 pessoas”, lembra Heliza. 
Quanto à divulgação o Festival disponibiliza um guia impresso Roteiro do Sabor, para distribuição nos estabelecimentos. Todo concorrente recebe um kit com banner, bandeirolas e ainda há a divulgação na mídia. O apoio cultural fica por conta de Ponto 10 Outdoor, SignMaker Comunicação Visual, Rádio Jovem Pan, Revista Foco Magazine, Purali.com, Portal Passos News, Sênior Uniformes, Guia Paparazzo e Polícia Militar. 
Confira os sabores dessa edição do Sabor de Passos no quadro e ainda no site da FESP (www.fespmg.edu.br), no blog do festival (sabordepassos.wordpress.com) e nas redes sociais na internet.

Um comentário:

  1. O BAR COM CULTURA BULE VERDE

    Participa do Festival Gastronômico

    Prato: "Sôdade do Sertão"

    Culinária típica da cozinha mineira de raiz.
    Rua Abolição , 173 - centro - Passos - MG

    ResponderExcluir